Circuito de Copos



Atividade realizada como parte do Curso de Acampamentos realizado no IBEL - agosto de 2018.

Grupo - Comissão Organizadora:

  • Ana Cláudia Dafara

  • Dálleth Sedano Costa

  • Luiza de Paula Araujo da Silva

  • Maria Clara Pacheco Rodrigues

  • Sérgio Barros Junior

Brincadeira: Circuito de Copos

Duração: 4 a 5 minutos (depende do desenvolvimento do grupo)

Idade: acima de 7 anos

Material: Fita Crepe, Copos descartáveis, Bexigas, Canudinhos, Bolinhas de Ping-Pong, Mesas e Balde com água

Obs: a) A quantidade de copo dependerá do tamanho das mesas que for usar; b) A quantidade de mesa, de bexiga e de bolinha depende da quantidade de equipes que será formada, podendo ser mais que duas equipes.)

Objetivo: Diversão e agilidade – brincadeira de tempo

Organização: Dividir em equipes, sendo que nas duas primeiras brincadeiras será uma pessoa de cada equipe e na terceira e ultima todos da equipe intercalados; Todos os participantes terão que ficar parados numa linha que indica o inicio do jogo e só poderão sair ao serem tocados por seus companheiros, como sinal para executar a próxima prova; Colocar as mesas de cada prova com um bom espaço uma da outra para os participantes correrem para a realização; Em cada mesa terá uma prova, sendo que na primeira prova poderá ser uma única mesa dividida ao meio pela fita crepe, e no final da mesa um pedaço de fita escrito chegada, na segunda prova os copos deverão ficar posicionados em volta da mesa, sendo a mesma quantidade de copo por equipe e no meio uma bexiga para ser enchida; e na ultima brincadeira os copos deverão ficar enfileirados na beirada da mesa, ocupando assim toda essa parte, e no chão próximo a ela o balde com água.

Desenvolvimento: As equipes devem ficar paradas na linha que indica o inicio e um participante de cada equipe se prepara na frente da mesa da primeira prova que é a CORRIDA DO COPO. Ao sinal do coordenador, cada participante deverá assoprar o copo (carrinho) com um canudinho até a linha de chegada, onde o copo cairá no chão. Quando isso acontecer, ele deverá bater na mão do seu companheiro de equipe para que ele vá realizar a segunda brincadeira que é ASSOPRAR OS COPOS COM A BEXIGA. O participante terá que encher uma bexiga e esvazia-la assoprando todo o ar da bexiga nos copos derrubando-os assim para fora da mesa. Assim que terminar, ele deverá correr até seus companheiros de equipe e juntos irem para a ultima brincadeira que é CORRIDA DAS ÁGUAS, onde os participantes formarão uma fila e o primeiro terá que encher com água o primeiro copo que terá dentro uma bolinha de ping-pong e assoprar a bolinha para cair no segundo copo. Depois vem o próximo da fila e faz a mesma coisa passando a bolinha do segundo para o terceiro copo, isso acontecerá até terminarem todos os copos da mesa. A equipe que conseguir primeiro fazer a bolinha chegar no ultimo copo cheio de água ganha o circuito.

Observações importantes:

  1. CORRIDA DO COPO, os participantes deverão assoprar os copos com o canudinho abaixados na altura da mesa e não poderão mudar dessa posição. Se o copo ao ser assoprado for para o campo adversário, tombar ou cair da mesa, deverá voltar ao inicio e começar de novo.

  2. CORRIDA DAS ÁGUAS, se durante a execução a bolinha cair no chão, a equipe pode pegar a bolinha e voltar para o mesmo copo cheio de água em que ela estava. Se os copos caírem por causa do sopro, a equipe terá que arrumar os copos como estavam para continuar; Não pode ficar segurando o copo, empurrar a bolinha com o dedo.

#JogosCompetitivos #JogosdeSalão

Bem Vindo ao Abrigo Aventura!

62 98436-6813
Quer saber mais sobre o Abrigo Aventura?
  • Abrigo Aventura
  • Abrigo Aventura
  • #abrigoaventura
  • Abrigo Aventura