Conhecendo as Formigas


Formigas:

São encontradas em qualquer lugar: cabeça grande, mandíbulas fortes, duas antenas, três pares de patas, abdômen em forma de pêndulo e olhos muito pequenos. Sua visão é fraca e só enxergam umas às outras a poucos centímetros de distância, mas tem paladar, olfato e tato muito desenvolvidos. O tato está nas antenas e elas se cumprimentam por elas, quando se encontram e se conhecem se são do mesmo formigueiro ou não. Armazenam sementes grãos, que não germinam no interior do formigueiro úmido, porque elas roem as sementes germinativas. Quando o formigueiro é inundado, elas levam os grãos para secarem ao sol.

Existe um tipo que armazena água para a seca. Algumas enchem seus ventres de água até quase arrebentarem e se tornam verdadeiros tonéis vivos, quase do tamanho de uma cereja. Ficam imóveis num canto do formigueiro até a hora em que dão água às companheiras através da própria boca.

Aplicação:

  1. Não devemos ser ociosos, mas dedicados ao trabalho e estudo porque agrada a Deus.

  2. Na nossa infância e juventude, devemos armazenar, conhecimento, educação, cultura. Devemos armazenar conhecimento em nosso coração porque será muito útil.

  3. Cultivemos a amizade entre os que formam a grande família de Deus, tratemo-nos com respeito e carinho.

  4. Evitemos desperdiçar a bênçãos materiais que Deus “nos dá”. “Recolhei os pedaços que sobram para que não se perca nada” (Jo 4.14).


Atividade:

Traçar um caminho estreito (+ ou – 40 cm), através de duas linhas paralelas. Pode-se usar elástico.

Colocar metade dos alunos de um lado do caminho e a metade do outro (em sentidos opostos), e pedir para que andem na trilha, como fazem as formigas. Não podem sair da trilha nem segurar um no outro.

#Natureza

Bem Vindo ao Abrigo Aventura!

62 98436-6813
Quer saber mais sobre o Abrigo Aventura?
  • Abrigo Aventura
  • Abrigo Aventura
  • #abrigoaventura
  • Abrigo Aventura