Brincar é:


É uma experiência, uma atitude, um divertimento. Há um senso de alegria e prazer em se fazer uma atividade.

Brincar é a linguagem da criança. É a maneira pela qual ela aprende, cresce e vive. Brincando a criança aprende valores e habilidades.

Alguns valores e habilidades: cooperação, amizade, auto-estima, auto-expressão, honestidade, resolver problemas, lidar com as dificuldades, ter paciência, criatividade, trabalho em equipe, desafio, dá lugar ao sonho, imaginação, diminui o stress, etc.

O líder do brincar deve estar preparado porque são modelos para a próxima geração. Deve ter controle da situação e muita energia.

Para maior aproveitamento de todos é preciso que haja disciplina com muito amor, firmeza e sabedoria. Nunca perca o controle.

Atenção para:

1 – segurança (física e psicológica)

2 – limites (físico e psicológico)

Para enriquecer a brincadeira tenha um plano de participação máxima. se necessário, mude as regras, limites, maneira de locomoção, números de pegos, fantasias...

Mostre aos participantes que você tem condições físicas e está super a fim de brincar também. Não adianta pedir para a criança correr, quando você mesmo não consegue.

Para ensinar a brincadeira:


1 – descrever a brincadeira

2 – demonstrar

3 – responder perguntas

4 – praticar

5 – adaptar, se necessário

Lembre-se: o importante não é o resultado da brincadeira, mas a maneira como foi brincada, as situações surgidas, as oportunidades de ensino.

Brinque... seja criança também

Fonte: ainda desconhecido por nós

#Editorial

Bem Vindo ao Abrigo Aventura!

62 98436-6813
Quer saber mais sobre o Abrigo Aventura?
  • Abrigo Aventura
  • Abrigo Aventura
  • #abrigoaventura
  • Abrigo Aventura