Aprendendo com a Árvore


É a grande amiga e bem feitora do ser humano: dá sombra fresca no calor e dá calor no inverno, além de madeira para construir suas casas e mobílias. Oferece frutos para a alimentação e ainda dá a madeira para o caixão onde serão guardados seus restos mortais. As raízes são moles e inconsistentes, contrastando com o terreno em que se encontram. Na raiz há um aço fino e cortante chamado “pilorriza” que está no extremo. É em forma de bola e atua como ponta para avançar e cortar até as mais duras rochas. Aí a raiz penetra para firmar a árvore e encontrar substâncias vitais e água. O tronco e talo – alguns são pequenos, mas outros como o eucalipto alcançam de 120 a 150 metros e a planta bombeia líquido até esta altura. Um ramo de trigo, por exemplo, tem 3 milímetros de espessura e sua haste pode atingir a 1 metro e


meio.

O ser humano poderia construir uma pirâmide de 3 metros de espessura e 1 km e meio de altura?

Além disso a cana de trigo tem que sustentar na ponta a espiga que pesa mais que o resto da planta.

APLICAÇÕES:

1 – Como a árvore oferece sombra e proteção, Deus nos dá sua misericórdia. “Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Sl 91.1)

2 – Como raízes vivas penetramos a palavra de Deus para encontrar água viva e alimento que nos fortifique.

3 – Que a palavra de Deus atue como “pilorriza” porque ela “é viva e eficaz e mais cortante que a espada de dois gumes” (Hb 4.11). Ela pode quebrar até o mais duro coração.

4 – Assim como a água chega até a ponta da árvore, que nossa vida plena da graça de Deus possa vencer todo obstáculo que se interponha entre nós.

5 – Como uma haste de trigo desafia a fúria das forças naturais e ergue-se e dá fruto em abundância, nós precisamos ser firmes e frutificar para a glória de Deus.

ATIVIDADE

Formar duplas com os acampantes. Em uma pessoa da dupla será colocada uma venda. A que ficou sem venda conduzirá aquela de olhos vendados. Conduzirá a pessoa até uma árvore. Esta deverá tocar na árvore, cheirar, sentir bem o tipo de seu tronco; enfim, explorar ao máximo aquela árvore. Depois deverá ser conduzida de volta ao local de início. Será tirada a sua venda e ela terá que reconhecer a árvore que explorou.

Proceder da mesma maneira, só que agora, com a outra pessoa da dupla.

#Natureza

Bem Vindo ao Abrigo Aventura!

62 98436-6813
Quer saber mais sobre o Abrigo Aventura?
  • Abrigo Aventura
  • Abrigo Aventura
  • #abrigoaventura
  • Abrigo Aventura